Últimas Notícias

15/12/2020

GANDU - Fruticultura é destaque no Agro

Agricultura
Agro


Equipes de trabalho de Salvador e Gandu, no Baixo sul baiano, representaram a Bahia na última edição de 2020 do projeto Agro pelo Brasil, desenvolvido em todo o país pela Confederação Nacional de Agricultura.

Foram debatidos temas considerados atuais, como a conectividade rural, produção de alimentos a partir do abate de aves e suínos, diversificação de negócios na fruticultura no Sul da Bahia, além de soluções tecnológicas e experiências gastronômicas e culturais.

Em cinco edições do projeto Agro pelo Brasil foram produzidas mais de 57 horas de conteúdo e 80 reportagens envolvendo mais de 20 municípios da Bahia e de Goiás, além de Brasília.

Toda a programação, voltada para a representação de ações positivas relacionadas ao capital agropecuário, o projeto gerou mais de 100 mil visualizações no Brasil e em outros 32 países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.

– O projeto Agro pelo Brasil teve o apoio fundamental das federações e das administrações regionais na Bahia e em Goiás, além de sindicatos de produtores rurais – afirmou o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara.

Conectividade – O debate sobre desafios e oportunidades da conectividade rural, dado o custo maior de instalação e manutenção de equipamentos de alta tecnologia, em locais os mais distantes, esteve na pauta.

O representante do interior baiano, Gandu, apresentou como exemplo o crescimento da fruticultura, com a diversidade de produção de frutas de ciclo curto, como graviola, cacau, banana da terra e maracujá.

“Nós, o povo, votamos.

Foi mantida a fé em

nossas instituições. A

integridade de nossas

eleições permanece

intacta. Então, agora

é hora de virar a

página. Para unir.

Para curar”

Joe Biden, presidente eleito dos EUA, em discurso após os delegados dos 50 estados americanos confirmarem a sua vitória com o depósito dos votos do colégio eleitoral, um passo formal exigido no sistema de votação do país

Nova ferramenta do TCE


Após debates que envolveram os diversos órgãos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) foi aprovado na sessão plenária da última quinta-feira a resolução normativa que instituiu o Termo de Ajustamento da Gestão (TAG) e regulamentou os Planos de Ação no âmbito do TCE/BA. O TAG permitirá substituir algumas das sanções aplicadas pela Corte por um compromisso formal de sanear as falhas identificadas. O presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, saudou a implantação do instrumento, e destacou que o Tribunal objetiva viabilizar o controle externo concomitante, dar regularidade à execução de atos administrativos de natureza continuada e que se encontrem com irregularidades passíveis de correção.

Doações para a ceia

São mais de 250 mil chesters nas ceias de famílias cadastradas no Programa Nacional de Combate à Fome e ao desperdício de alimentos, alcançando a marca de 1,2 milhão de lares brasileiros. Na Bahia serão distribuídas 12 mil em Salvador e 1 mil em Vitória da Conquista, através da unidade Mesa Brasil do Sesc Bahia. A campanha, apoiada pelo Sesc, recebe inscrições no endereço www.perdigao.com.br/portaldagenerosidade.

POUCAS & BOAS

Em Mata de São João ainda repercute a indicação de melhor desempenho da educação em 2020 entre os municípios baianos de 20 mil a 50 mil habitantes e PIB Per Capita acima de R$ 15,463. O levantamento do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) - Dimensão Desempenho - Educação, foi anunciado durante o IV Fórum de Gestão Pública, realizado na semana passada, com foco na avaliação e discussão da educação pública na Bahia. Lançado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA) o IGM é um indicador de governança pública com avaliação das Finanças, Gestão e Desempenho.

A série de cinco aulas preparatórias para o ENEM 2020 tem continuidade hoje com tema Matemática e suas Tecnologias. A abertura foi ontem sobre Ciências da natureza e prosseguirá até o dia 18, quando o tema é Redação. Direcionado para estudantes do 3º ano das escolas da Rede Sesi Bahia de Educação, os eventos com transmissão pelo canal do Youtube da rede no estado, é aberto também para alunos da rede pública e de outras escolas privadas.