Últimas Notícias

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Coronavírus: Brasil tem 9 casos suspeitos; governo fala em “emergência”


No Brasil, sobe para nove o número de casos suspeitos do novo coronavírus
O Ministério da Saúde informou nesta tarde que chegou a nove o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil, sendo três no estado de São Paulo. Segundo a pasta, não há nenhum caso confirmado no país até o momento.

Os outros casos suspeitos estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), Paraná (1) e Ceará (1).

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o país teve 33 notificações ao todo, mas as demais foram rejeitadas.

“Os nove casos que se enquadraram na definição de suspeito viajaram para China. Nenhum foi de pessoa que teve contato com outro suspeito. Todos os nove se enquadram nessa definição”, considerou diretor do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda.

Em todo mundo são 6.065 casos, com 132 mortes, a maioria na China, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). A organização corrigiu o nível de alerta para “muito alto na China”, “alto” em nível regional e no resto do mundo.

“Estamos em emergência de saúde pública. Não podemos perder a oportunidade de intervenção. A notificação (de suspeita) deve ser imediata e pode ser feita por diversos meios de comunicação”, declarou Croda.